Projeto Littera - Colégio Fractal

Projetos Pedagógicos

Projeto Littera

O mundo à altura deles!

O Projeto LITTERA tem o intuito de trazer ações que envolvam os alunos no universo da literatura. Sabe a sensação de ir para qualquer lugar do mundo através de um livro? É isso que queremos proporcionar às crianças.

Ciranda Literária

Mudamos o conceito tradicional de biblioteca, em que o estudante só tem acesso ao livro se for até ela, pois colocamos os livros nos espaços em que a criança está.

Por isso, temos pequenas bibliotecas em todas as salas de aula e os Correios de Leitura, casinhas de madeira repletas de livros no pátio da escola.

A criança é estimulada a levar um livro para casa às sextas-feiras. A família, juntamente com a escola, tem o papel de mostrar que a leitura é uma atividade prazerosa e não apenas uma obrigação.

Passaporte da Leitura

Carimbos que dão orgulho!

A gamificação é uma estratégia pedagógica que gera engajamento. Assim, criamos um game para estimular a leitura: o passaporte da leitura!

O Passaporte é um recurso utilizado para os registros das práticas de leitura do 1º ao 5º ano! Cada criança recebe um passaporte onde são registradas suas leituras. Após o término de cada livro, ela deve procurar seu professor para comprovação e receber um carimbo no passaporte. Ao final de cada trimestre são premiadas aquelas que leram o maior número de livros.

Quem lê, viaja.

Queremos fascinar as crianças!

Queremos levá-las a mundos e lugares desconhecidos. Queremos que elas voem, conheçam animais, histórias e apreciem as oportunidades que encontramos nos livros.

Por isso, o Projeto Littera traz também o “Quem lê, viaja”. No mês de junho, cada criança escolhe um livro com uma temática interessante a ser levado para casa e ter contato com a leitura também no período de férias. Criamos várias estratégias, como a festa da entrega do livro e o envio de cartas pelos correios. Queremos que a literatura seja apreciada como arte e não como obrigação.

Temos mais projetos em torno do mundo dos livros, para que as crianças fiquem verdadeiramente imersas nesse universo tão rico e cheio de aprendizado! São eles:

• Rodas de leitura e contação de histórias;
  • Semana da literatura;
  • Produção de texto;
  • Leitura compartilhada.

Objetivos específicos:

• Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo da criança;
  • Promover a ampliação do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
  • Estimular o desejo de novas leituras;
  • Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
  • Ampliar os repertórios socioculturais das crianças.