Projetos Pedagógicos
Educação Financeira
Falar de dinheiro também é coisa de criança!
É preciso melhorar a compreensão dos(as) estudantes sobre conceitos financeiros e desenvolver valores e competências para tomar decisões de forma consciente e sustentável, construindo na infância um futuro mais equilibrado.
Poupa Kids
No projeto Poupa Kids trabalhamos os conceitos de educação financeira, consumo consciente e valores humanos. A escola, em via de mão dupla com as famílias, cumpre o importante papel na inserção, desde a primeira infância, de discussões sobre dinheiro, consumo, poupança e afins. Para isso, são realizadas atividades lúdicas e adaptadas a cada idade.
Cada criança confecciona o seu cofrinho no início do ano e, durante o ano letivo, são trabalhados sonhos de curto, médio e longo prazo, que são realizados dentro da rotina da instituição. Para nós, é gratificante ver o entendimento e a compreensão que as crianças adquirem e saber que estamos formando uma geração mais responsável.
Não é sobre ganância ou ambição, mas sim sobre direcionamento. Educação financeira é tão importante quanto as matérias da grade curricular, pois faz parte do preparo para a vida, para a construção de relações saudáveis com o “ter” e o “comprar” e para a visão de futuro.
A criança não precisa deixar de ser criança para entender sobre dinheiro.
Empreendedorismo Kids
O empreendedorismo consiste em manter uma atitude criativa diante da vida, buscando soluções para situações que envolvem o indivíduo e a coletividade. É perceber oportunidades e seguir caminhos para a materialização de projetos e realização de sonhos.
Com base na teoria das inteligências múltiplas, criada pelo psicólogo Howard Gardner na Universidade de Harvard no ano de 1983, criamos o projeto EMPREENDEDOR KIDS, que fomenta justamente os diferentes tipos de inteligência e habilidades dos alunos.
O objetivo é fazer o aluno identificar seus gostos (dentro e fora da escola) e assim pensar em como pode ser o seu futuro profissional!
Banca da honestidade
O projeto Banca da Honestidade surge da necessidade de associarmos a Educação Financeira aos valores humanos com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
O projeto consiste na montagem de uma banca de produtos ao estilo “deixe o pagamento e leve seu produto”, e os alunos fazem um levantamento de estoque, investimento, cálculo dos lucros e relatórios semanais das perdas. Em caso de venda, o lucro é revertido para a formatura do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Assim, os (as) estudantes progridem em um ambiente positivo e seguro, de mútuo respeito e cuidado, onde são reconhecidos como sujeitos capazes de aprender a tomar decisões socialmente conscientes.
Para cumprir com sua finalidade, o projeto divulgará semanalmente a evolução da taxa de honestidade. Quanto mais próximo de 100% estiver o índice, mais sólidas e fortes serão as bases para construção de uma sociedade melhor.