Nossa história - Colégio Fractal

Instituição

Nossa história

Vou tentar, em poucas palavras, exemplificar a força de um ideal.

Publicado em : 12/08/2020

Vou tentar, em poucas palavras, exemplificar a força de um ideal.

Eu, Prof. Jurandi Abreu, jussarense e morador dessa capital desde 1994, ano em que meus pais decidiram vir em busca do velho sonho de uma vida melhor. Em 1997, com 17 anos de idade, iniciei o curso de Matemática na Universidade Federal de Goiás (UFG). Aos 18 anos tive a minha primeira experiência profissional como professor plantonista de alunos do Ensino Fundamental anos finais, em uma escola localizada no Setor Fama. Até o final de 1998, trabalhei em três escolas diferentes. Já em 1999, com 20 anos de idade, assumi 25 aulas por semana como professor titular. E assim, podemos dizer quando tudo começou...

No ano 2000 conheci o Prof. Cesar Pereira, ainda menino, e em 2001 o Prof. Batalhione, ainda com cabelo. A afinidade entre nós foi imediata e logo o número de aulas começou a crescer, até percebermos que não conseguíamos mais atender a todos os nossos alunos durante a semana. Assim, tivemos que pensar em uma solução para não os deixar de lado. Começamos, então, a ministrar aulas de nossas específicas aos domingos, durante quatro anos de nossas vidas.

Tudo caminhava muito bem quando, em 2006, estudando para nos aprimorar e nos reunindo, iniciamos a discussão sobre o modelo ideal de escola para o século XXI.  Então, separamos algumas noites, durante alguns meses, para colocarmos no papel nossas vivências, nossos sonhos e nossos ideais de escola. Sempre juntos, discutindo o passo a passo até moldarmos tudo com muito capricho e amor. Que sufoco! Prefeitura, Contador, Estado, Mídia, Setor Administrativo, Financeiro... Quase que uma infinidade de tarefas para que o projeto Fractal começasse a caminhar. Esse primeiro projeto pedagógico ficou tão bom, tão humanizado, visando o respeito ao professor e tão rico culturalmente, que foi tomando forma por si só. Nossa coragem foi aumentando diariamente, até que em 2007, ele saiu do papel e tomou forma na Avenida T-9, no Jardim Planalto.

Começamos o projeto com 56 alunos, sendo 26 no período matutino e 30 no período noturno. Caminhamos aprimorando sempre a relação humana dentro da nossa escola, pois queremos pessoas com boa formação e não somente bons profissionais, no sentido técnico do termo. Para isso, de 2007 a 2019, através de muitas noites em claro, muitas discussões acaloradas e muito material lido, aprimoramos nosso projeto a cada dia. Projeto que nos dá muito orgulho, e é conduzido com muita paixão e amor, pois se trata de um ideal nascido praticamente sem recursos financeiros, surgido apenas do sonho de três professores obstinados em fazer o melhor. A nossa escola respeita os diferentes pontos de vista e vai de encontro ao sistema massacrante e desumanizado de certas escolas da cidade, que desconsideram os seres humanos envolvidos nesse processo que é EDUCAR. Essa escola foi idealizada e se mantém firme no propósito de promover a formação integral das pessoas, de seres humanos completos, respeitando as suas invidualidades e desenvolvendo suas potencialidades. Sonhamos em fazer um mundo melhor. Esse é nosso maior IDEAL. Eu, professor Jurandi Abreu, filho de um manobrista de estacionamento, o professor Cesar Pereira, filho de um lavrador e o professor Batalhione, filho de um marceneiro, agradecemos a confiança de toda a comunidade escolar e continaremos lutando para desenvolver cada vez mais nosso projeto, oferecendo uma educação digna e de qualidade para as crianças, adolescentes e jovens da nossa cidade.

Atenciosamente,

Prof. Jurandi Abreu – Prof. Cesar Pereira – Prof. Sidney Batalhione.