Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa

Publicado em : 10/05/2018

Separamos algumas dicas importantes para você ajudar o seu filho na tarefa de casa de forma correta, sem estresse e discussões, aumentando o interesse dele pelos deveres.

A tarefa de casa é necessária para fixar na mente da criança os conteúdos que foram abordados durante as aulas na escola. Porém, em muitos casos, ela é motivo de brigas e discussões entre pais e filhos, para a sua realização correta e a tempo. Como resolver essa situação e deixar esse momento prazeroso tanto para os pais quanto para os filhos?
Fazer os deveres com as crianças sistematicamente não é a solução, mas aos pais cabe a tarefa do ensino de habilidades que permitam otimizar o tempo que as crianças devem se dedicar cada dia aos deveres. 
Mesmo que você esteja cansado e sem forças por causa do trabalho e das suas tarefas do dia-a-dia para sentar com a (s) criança (s) por um momento, é importante encontrar ânimo para ajudar o (s) pequeno (s). Separamos algumas dicas para ficar mais fácil controlar as dificuldades e tirar o melhor proveito possível nos deveres escolares do seu filho.
1. A atitude positiva dos pais diante da tarefa de casa ajuda as crianças a cumprir suas obrigações de forma natural.
2. Aprendizagem. É importante que os pais reconheçam a importância dos deveres na aprendizagem e tenham paciência para ajudar seus filhos.
3. Responsabilidade. Os pais devem enfrentar de forma positiva a necessidade de fazer os deveres com as crianças como uma obrigação e como um benefício para eles.
4. Hábitos e rotinas. Depois do colégio e do lanche, estabeleça uma hora para começar a fazer os deveres e demonstre firmeza. Seu filho deve saber que pode fazer consultas ou perguntar a você algo que não entenda.
5. Marque horários. Aproveitar melhor o tempo é fundamental para evitar que seu filho demore muito na execução das tarefas. Assim, os deveres não lhe parecerão cansativos e demorados.
6. Estímulos positivos. Mostre o quanto é importante fazer a tarefa de casa, mas de uma maneira positiva.
7. Materiais. Seu filho deve dispor de materiais como papel, lápis, borracha e um dicionário para fazer sua tarefa de casa. Você dever estar atento para ver se ele necessita de vez em quando de algo especial.
8. Leitura. Estimule o seu hábito de leitura para dar um bom exemplo a criança.
9. Ajuda. Quando seu filho lhe pedir orientação, oriente-o, mas não lhe dê a resposta, nem faça a tarefa de casa para ele. Se você fizer tudo para ele, ele aprenderá que quando tiver alguma dificuldade você solucionará todo o problema para ele.
10. Interesse. Demonstre interesse em colaborar nos seus deveres e dê importância na realização de sua tarefa de casa.
11. Contato. O acompanhamento e as reuniões com os professores mantêm o contato entre os pais, filhos e mestres. Assim, você poderá compartilhar as tarefas e dar melhor seguimento dos seus filhos nos estudos.
12. Organização. Estabeleça com seu filho quais são as tarefas fáceis e difíceis em função das suas preferências. 
13. Descanso. Quando notar que seu filho está cansado, proponha um descanso de dez minutos. Desse modo, ele poderá voltar com mais concentração à tarefa de casa.
14. Prêmios. Premie seu filho pelo seu esforço, dedicação e pelo cumprimento dos seus deveres semanais. Uma sessão de cinema, um passeio, uma pizza ou uma excursão ao zoológico ou a um museu são algumas opções que vão animá-lo a se dedicar cada vez mais.
15. Ânimo. Busque sempre o positivo e evite as críticas. Se a criança se sente frustrada e incapaz, sua dificuldade aumentará e perderá o interesse de superação. 
16. Correção. Revise a tarefa de casa e se assegure de que o trabalho está completo e correto. É uma forma simples de demonstrar que você está interessado em saber como andam as coisas na vida escolar da criança.
E se você precisar de auxílio sobre como ajudar o desempenho escolar do seu filho da melhor maneira, a equipe do Fractal Kids está sempre à disposição para orientá-lo.

Cansaço Tecnológico - DICAS

Cansaço Tecnológico - DICAS

 15/07/2020

Quem diria que um dia nossos alunos ficariam entediados, cansados, diante do computador ou celular!
Quem imaginaria que um dia os próprios pais iriam pedir para os filhos ficarem diante das telas! Esta tem sido nossa realidade, mas agora é férias!!! E mesmo em casa, é possível proporcionar brincadeiras e desafios para as crianças. 
Seguem então algumas sugestões para este momento:

- Aproveitem para descansar das telas e favorecer o contato pessoal (adedonha, 2 ou 1, palitos, quem nunca, são algumas dicas);

- Proponha brincadeiras pedagógicas, monte quebra-cabeças ou "brinque" de chef de cozinha com seu filho enquanto prepara uma refeição;

- Vale a pena pedir sugestões de brincadeiras, que não incluem telas, para as próprias crianças. E se a proposta for "guerra de travesseiros", por que não?!?!

- Faça leituras prazerosas em parceria com seu filho, cada um sendo um personagem ou responsável por uma página, sem hora para acabar...

E lembre-se, já que o futuro é incerto, que possamos fazer do presente nosso melhor momento!!!

 

 

Paula Maria de Castro 
-Psicóloga Clínica e Organizacional 
-Extensão em Psicologia Escolar e Transtornos do Neurodesenvolvimento 
-CRP: 09/3610

Boas Férias!!!

Boas Férias!!!

 01/07/2020

Agradecemos a toda comunidade escolar que se empenhou tanto nesse momento tão delicado e difícil.  Esperamos que nossos teachers estejam eternizados no coração dos alunos. 
O Fractal não parou!! 
Mas chegou o momento de descansar!!! 
Estaremos de férias escolares e coletivas entre os dias 01 a 30/07. 
Voltaremos no dia 03/08!

Agenda Final de Semestre

Agenda Final de Semestre

 26/06/2020

Prezados pais, mães e demais responsáveis, 
Nos dias 29/06 (segunda-feira) e 30/06 (terça-feira), teremos reunião de pais. As reuniões serão virtuais e previamente agendadas. 
Para isso, basta clicar no banner "Reunião de pais" e agendar no horário de sua preferência.

Encerraremos as atividades no dia 30/06 (terça-feira) e retornaremos em 03/08 (segunda-feira). Agradecemos a parceria durante este semestre que ora se encerra.

 FELIZ DIA DAS MÃES!

FELIZ DIA DAS MÃES!

 12/05/2020

Nossa homenagem a quem nos inspira todos os dias. Preparamos também junto aos nossos alunos das oficinas de música, esse vídeo com muito carinho para vocês! Música: Every Day Is Mother's Day To Me - Tim McMorris Voz: * Máryo Lukas * Luís Fillipe * João Magno * Nicole * Thainara Reis * Professora Alessandra Lagares Violão: * Guilherme Henrique * Professor Rodrigo Invernizzi

Parabéns Trabalhador!

Parabéns Trabalhador!

 01/05/2020

  Diante da pandemia os nossos profissionais se ressignificaram para dar continuidade a educação.  Cada ato e atitude, adaptação, responsabilidade, compromisso e a qualidade do conteúdo entregue, conseguiram apesar da situação transgredir as dificuldades para cumprir a finalidade maior que é formar seres humanos.  A cada um de vocês, em cada função, que juntos movem o nosso propósito [...]

Dia do Trabalhado (Feriado e  Recesso)

Dia do Trabalhado (Feriado e Recesso)

 30/04/2020

Conforme previsto em nosso calendário escolar e em função do feriado referente ao Dia do Trabalho, informamos que no dia 01/05 não haverá atividades pedagógicas e no dia 02/05 será recesso escolar. Nestes dias não haverá nenhuma postagem, nem tampouco a necessidade de acesso por parte dos alunos à plataforma.
   Desejamos a toda nossa comunidade escolar que esses dias de feriado sejam proveitosos para descanso, confraternização e renovação dos objetivos de cada um.

Plataforma EAD

Plataforma EAD

 24/04/2020

Da noite para o dia, nos vimos inseridos em uma situação completamente atípica. As aulas presenciais foram suspensas, por isso, foi necessário buscar uma solução para que o ensino continuasse: o EAD. A nossa plataforma apresenta diversos meios de transmissão de conteúdo (live, vídeos, textos, atividades), além de beneficiar diferentes tipos de aprendizagens. A modalidade está se mostrando uma ótima [...]

CALENDÁRIO ESCOLAR

CALENDÁRIO ESCOLAR

 24/04/2020

A Lei Complementar n. 26/98, do Estado de Goiás, estabelece em seu artigo 14, inciso VII, o seguinte: Art. 14 - Além de outras que esta lei expressamente consignar, o Conselho Estadual de Educação tem as seguintes atribuições: ... VII - aprovar o calendário escolar dos estabelecimentos de ensino de educação básica; Com base na lei em vigor, não é prerrogativa da instituição de ensino [...]

AULAS AO VIVO - EDUCAÇÃO INFANTIL - NOVOS HORÁRIOS

AULAS AO VIVO - EDUCAÇÃO INFANTIL - NOVOS HORÁRIOS

 21/04/2020

Prezados pais, mães e demais responsáveis.  A escola percebeu a dificuldade de algumas crianças para assistirem à aula ao vivo, devido ao horário de início (algumas estavam sonolentas e chegando atrasadas).  Em consonância aos pedidos das famílias, a partir do dia 22/04, a aula ao vivo da Educação Infantil (2 a 5 anos), será às 9h, para o turno matutino, e às 15h, para o turno [...]