Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa

Publicado em : 10/05/2018

Separamos algumas dicas importantes para você ajudar o seu filho na tarefa de casa de forma correta, sem estresse e discussões, aumentando o interesse dele pelos deveres.

A tarefa de casa é necessária para fixar na mente da criança os conteúdos que foram abordados durante as aulas na escola. Porém, em muitos casos, ela é motivo de brigas e discussões entre pais e filhos, para a sua realização correta e a tempo. Como resolver essa situação e deixar esse momento prazeroso tanto para os pais quanto para os filhos?
Fazer os deveres com as crianças sistematicamente não é a solução, mas aos pais cabe a tarefa do ensino de habilidades que permitam otimizar o tempo que as crianças devem se dedicar cada dia aos deveres. 
Mesmo que você esteja cansado e sem forças por causa do trabalho e das suas tarefas do dia-a-dia para sentar com a (s) criança (s) por um momento, é importante encontrar ânimo para ajudar o (s) pequeno (s). Separamos algumas dicas para ficar mais fácil controlar as dificuldades e tirar o melhor proveito possível nos deveres escolares do seu filho.
1. A atitude positiva dos pais diante da tarefa de casa ajuda as crianças a cumprir suas obrigações de forma natural.
2. Aprendizagem. É importante que os pais reconheçam a importância dos deveres na aprendizagem e tenham paciência para ajudar seus filhos.
3. Responsabilidade. Os pais devem enfrentar de forma positiva a necessidade de fazer os deveres com as crianças como uma obrigação e como um benefício para eles.
4. Hábitos e rotinas. Depois do colégio e do lanche, estabeleça uma hora para começar a fazer os deveres e demonstre firmeza. Seu filho deve saber que pode fazer consultas ou perguntar a você algo que não entenda.
5. Marque horários. Aproveitar melhor o tempo é fundamental para evitar que seu filho demore muito na execução das tarefas. Assim, os deveres não lhe parecerão cansativos e demorados.
6. Estímulos positivos. Mostre o quanto é importante fazer a tarefa de casa, mas de uma maneira positiva.
7. Materiais. Seu filho deve dispor de materiais como papel, lápis, borracha e um dicionário para fazer sua tarefa de casa. Você dever estar atento para ver se ele necessita de vez em quando de algo especial.
8. Leitura. Estimule o seu hábito de leitura para dar um bom exemplo a criança.
9. Ajuda. Quando seu filho lhe pedir orientação, oriente-o, mas não lhe dê a resposta, nem faça a tarefa de casa para ele. Se você fizer tudo para ele, ele aprenderá que quando tiver alguma dificuldade você solucionará todo o problema para ele.
10. Interesse. Demonstre interesse em colaborar nos seus deveres e dê importância na realização de sua tarefa de casa.
11. Contato. O acompanhamento e as reuniões com os professores mantêm o contato entre os pais, filhos e mestres. Assim, você poderá compartilhar as tarefas e dar melhor seguimento dos seus filhos nos estudos.
12. Organização. Estabeleça com seu filho quais são as tarefas fáceis e difíceis em função das suas preferências. 
13. Descanso. Quando notar que seu filho está cansado, proponha um descanso de dez minutos. Desse modo, ele poderá voltar com mais concentração à tarefa de casa.
14. Prêmios. Premie seu filho pelo seu esforço, dedicação e pelo cumprimento dos seus deveres semanais. Uma sessão de cinema, um passeio, uma pizza ou uma excursão ao zoológico ou a um museu são algumas opções que vão animá-lo a se dedicar cada vez mais.
15. Ânimo. Busque sempre o positivo e evite as críticas. Se a criança se sente frustrada e incapaz, sua dificuldade aumentará e perderá o interesse de superação. 
16. Correção. Revise a tarefa de casa e se assegure de que o trabalho está completo e correto. É uma forma simples de demonstrar que você está interessado em saber como andam as coisas na vida escolar da criança.
E se você precisar de auxílio sobre como ajudar o desempenho escolar do seu filho da melhor maneira, a equipe do Fractal Kids está sempre à disposição para orientá-lo.

 FELIZ DIA DAS MÃES!

FELIZ DIA DAS MÃES!

 12/05/2020

Nossa homenagem a quem nos inspira todos os dias. Preparamos também junto aos nossos alunos das oficinas de música, esse vídeo com muito carinho para vocês! Música: Every Day Is Mother's Day To Me - Tim McMorris Voz: * Máryo Lukas * Luís Fillipe * João Magno * Nicole * Thainara Reis * Professora Alessandra Lagares Violão: * Guilherme Henrique * Professor Rodrigo Invernizzi

Parabéns Trabalhador!

Parabéns Trabalhador!

 01/05/2020

  Diante da pandemia os nossos profissionais se ressignificaram para dar continuidade a educação.  Cada ato e atitude, adaptação, responsabilidade, compromisso e a qualidade do conteúdo entregue, conseguiram apesar da situação transgredir as dificuldades para cumprir a finalidade maior que é formar seres humanos.  A cada um de vocês, em cada função, que juntos movem o nosso propósito [...]

Dia do Trabalhado (Feriado e  Recesso)

Dia do Trabalhado (Feriado e Recesso)

 30/04/2020

Conforme previsto em nosso calendário escolar e em função do feriado referente ao Dia do Trabalho, informamos que no dia 01/05 não haverá atividades pedagógicas e no dia 02/05 será recesso escolar. Nestes dias não haverá nenhuma postagem, nem tampouco a necessidade de acesso por parte dos alunos à plataforma.
   Desejamos a toda nossa comunidade escolar que esses dias de feriado sejam proveitosos para descanso, confraternização e renovação dos objetivos de cada um.

Plataforma EAD

Plataforma EAD

 24/04/2020

Da noite para o dia, nos vimos inseridos em uma situação completamente atípica. As aulas presenciais foram suspensas, por isso, foi necessário buscar uma solução para que o ensino continuasse: o EAD. A nossa plataforma apresenta diversos meios de transmissão de conteúdo (live, vídeos, textos, atividades), além de beneficiar diferentes tipos de aprendizagens. A modalidade está se mostrando uma ótima [...]

CALENDÁRIO ESCOLAR

CALENDÁRIO ESCOLAR

 24/04/2020

A Lei Complementar n. 26/98, do Estado de Goiás, estabelece em seu artigo 14, inciso VII, o seguinte: Art. 14 - Além de outras que esta lei expressamente consignar, o Conselho Estadual de Educação tem as seguintes atribuições: ... VII - aprovar o calendário escolar dos estabelecimentos de ensino de educação básica; Com base na lei em vigor, não é prerrogativa da instituição de ensino [...]

AULAS AO VIVO - EDUCAÇÃO INFANTIL - NOVOS HORÁRIOS

AULAS AO VIVO - EDUCAÇÃO INFANTIL - NOVOS HORÁRIOS

 21/04/2020

Prezados pais, mães e demais responsáveis.  A escola percebeu a dificuldade de algumas crianças para assistirem à aula ao vivo, devido ao horário de início (algumas estavam sonolentas e chegando atrasadas).  Em consonância aos pedidos das famílias, a partir do dia 22/04, a aula ao vivo da Educação Infantil (2 a 5 anos), será às 9h, para o turno matutino, e às 15h, para o turno [...]

Parabéns para você!

Parabéns para você!

 17/04/2020

Parabéns para você! Parabéns para você que comprou uma câmera, colocou a lousa escolar na parede da sua sala, melhorou seu pacote de internet, aprendeu (em dois dias) a usar o Microsoft Teams, Zoom, Skype, Hangouts, ou algum similar. Virou especialista em Powerpoint e Prezi, se sacrificou para comprar uma webcam, aprendeu a usar o celular para gravar videoaulas, baixou programas de edição de vídeo e etc. Tudo isso, para oportunizar aos [...]

20 e 21/04 - Feriado Tiradentes

20 e 21/04 - Feriado Tiradentes

 17/04/2020

Pais, mães e demais responsáveis,      Conforme previsto em nosso calendário escolar, informamos que nos dias 20 e 21 de abril não haverá atividades pedagógicas, em função do feriado de Tiradentes. Nestes dias não haverá nenhuma postagem, nem tampouco a necessidade de acesso por parte dos alunos a plataforma. Exceto para os alunos do 3° ano do ensino médio e o Curso Preparatório para o [...]

Nossos sinceros agradecimentos!

Nossos sinceros agradecimentos!

 16/04/2020

A palavra educar vem do latim, educare, educere, que significa literalmente “conduzir para fora” ou “direcionar para fora”.  O significado do termo traz o sentido de preparar as pessoas para o mundo, ou seja, conduzi-las para fora de si mesmas, mostrando as diferenças que existem vivendo em sociedade. A experiência escolar talvez seja uma das ações humanas mais sociais que existe. Fechar escolas e desenhar plano de atividades para [...]

Saúde Mental em tempos de Isolamento Social

Saúde Mental em tempos de Isolamento Social

 16/04/2020

Para combater a pandemia temos que estar em casa em tempo integral, mas essa mudança em nossa rotina diária pode afetar a saúde mental de toda a família.  Pensando nisso, a nossa psicóloga, Paula Maria de Castro, preparou algumas dicas para respeitarmos as regras impostas pelo governo, mas também compreender nossos limites nesta situação de adversidade e procurar formas  de manter o equilíbrio emocional. Confira [...]