A leitura deve ser incentivada desde a infância
12/03/2018
O hábito da leitura deve começar a ser estimulado na infância para que a criança aprenda desde pequeno que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem. A leitura na educação infantil impacta no desenvolvimento da criança e em sua aprendizagem para o resto da vida.
Os professores devem estimular a criança a pegar gosto pelos livros, mas a tarefa é função primordial dos pais. Não podendo esquecer nunca de tornar a atividade prazerosa, o que é completamente diferente de tornar isso uma obrigação para os pequenos.
Através da leitura na educação infantil, a criança desenvolve a criatividade e a imaginação e adquire uma bagagem cultural que vai acompanhá-la pelo resto da vida. Além disso, o desenvolvimento escolar é muito maior quando a criança tem o hábito de ler.
E não basta apenas incentivar a criança a ler, é preciso se importar e se envolver com a leitura dela. E você pode demonstrar isso participando desse processo, ensinando ela a entender as primeiras palavras e lendo parte da história quando ela não conseguir sozinha.
O que você mais precisa fazer é interagir com a criança, conhecer os pontos que ela mais gostou ou que teve dúvidas. E então explique a história do livro com as suas palavras, como uma espécie de comentarista, usando uma linguagem mais acessível.
E estimule a criatividade da criança sugerindo que ela pense em um final alternativo ou que tente imaginar o que aconteceu com os personagens depois que a história acabou. O livro não se encerra quando é fechado. Deixe ele viver na memória do seu filho por um bom tempo.
Uma importante característica que deve ser levada em consideração é a adequação de cada livro à idade da criança. Além disso, não a obrigue a ler e a gostar somente do que você escolhe para ela. É fundamental entender os gostos dela e deixar que ela também possa escolher os livros que tiver vontade de ler.
E quando for presentear a criança, além do brinquedo, dê a ela um livro. Quando você faz isso, a criança associa o livro com suas boas memórias – no caso, ganhar um presente – e cresce tendo a consciência de que ganhar um livro é algo agradável e divertido. Só escolha um livro com muita cautela baseado nos gostos da criança que será presenteada para que ela não fique frustrada porque queria um brinquedo. Escolhendo o livro ideal, a experiência é ótima e vai incentivá-la a gostar de ler e ganhar livros.
Por isso, escolha livros que sejam um brinquedo, como livros de tecido ou de plástico, feitos em formatos de brinquedos mesmo, que estimulam a criança a brincar com o livro, inclusive com sons e fantoches. Esses são os preferidos das crianças e fazem o maior sucesso entre elas, principalmente entre as mais novas.
As livrarias e as bibliotecas devem ser amplamente frequentadas pelas crianças. Inclusive no Fractal Kids, a biblioteca está sempre aberta e as crianças são estimuladas não somente a frequentá-la, como também a alugar livros para lerem em casa.
As livrarias também têm um papel de extrema importância, especialmente pelo fato de oferecerem inúmeras opções. Certamente, a criança vai encontrar algum livro sobre um tema que tenha muito interesse e o simples fato de ela querer descobrir coisas novas sobre o assunto já estimula a leitura. Por isso, deixe que elas olhem à vontade.
Nós, do Fractal Kids, incentivamos a prática da leitura de nossos alunos. A escola tem um projeto chamado Ciranda Literária, que incentiva a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa e se tornar um adulto consciente e pensante.