Principais dúvidas nos atendimentos - Divulgação - Colégio Fractal

Principais dúvidas nos atendimentos

Publicado em : 03/08/2020

Estamos vivendo um período de transição no ensino, em que migramos das salas de aula para a plataforma EAD, cumprindo as recomendações dos órgãos responsáveis, devido à pandemia de COVID-19. Contudo, estamos sempre em contato com vocês para esclarecer dúvidas e ajudar no processo. Neste contato,  percebemos que muitos pais e alunos têm questionamentos em comum.

Para facilitar ainda mais a nossa comunicação separamos algumas perguntas frequentes para ajudar na adaptação de todos, até que tudo volte à normalidade. Confira.

Principais dúvidas nos atendimentos

1 –Você tem alguma dificuldade para acessar a Plataforma EAD Fractal?

1. Acesse o site colegiofractal.net.
  2. Clique no banner Fractal – EAD (Assista ao vídeo explicativo, nesta página, sobre o uso da plataforma)
  3. Se for o primeiro acesso, clique no link “primeiro acesso” e, usando o número de matrícula e a data de nascimento, você poderá cadastrar um e-mail e senha.
  4. Caso tenha dois filhos você poderá cadastrar dois e-mails ou se o seu e-mail for gmail, pode usar o mesmo acrescentando um ponto no corpo do e-mail, antes do símbolo @. Por exemplo:[email protected] e [email protected].

2 - Como serão enviadas as atividades e as avaliações feitas?

1. Para as turmas de 2º ano do Fundamental Anos Iniciais ao 3º ano do Ensino Médio, as avaliações serão realizadas direto na plataforma, através de questões objetivas (múltipla escolha).
  2. Avaliações subjetivas, como o caso das redações, o estudante terá que fotografar e anexar no ícone avaliação, como se coloca um anexo em um e-mail, ou digitar direto na plataforma.
  3. As tarefas e produções serão corrigidas no retorno às atividades presenciais, sendo estas as formas de avaliação da educação infantil ao 1º ano do Fundamental anos iniciais.

3 -Você precisa do código do aluno para realizar o acesso?

O número de matrícula do estudante pode ser encontrado no contrato de prestação de serviços ou no boleto de pagamento das mensalidades.

4 –Você tem dúvidas quanto aos conteúdos?

As dúvidas das atividades devem ser postadas, diariamente, no fórum da plataforma.

5 –O que fazer quando o meu e-mail não consegue efetivar o cadastro?

Logo após acessar a plataforma, à direita, terá o ícone fórum. Mas você também pode entrar em contato com o nosso suporte técnico, os contatos estão no site.

6 - Esqueci de pegar os materiais do meu filho no colégio, como faço?
Mande uma mensagem para nosso WhatsApp que agendaremos data e horário para retirada do material, em nossa unidade T9.

7–Consigo entrar na plataforma, mas não consigo abrir os vídeos.

Este problema está ocorrendo devido a problemas na internet do usuário, e não da plataforma.

8–Você acha que a quantidade de conteúdo está excessiva?

A legislação nos exige que “o dia letivo” tenha no mínimo 4 horas diárias, ou seja, o ano letivo tem 200 dias de, no mínimo, 4 horas. Logo os nossos roteiros precisam comtemplar 4 horas de efetivo trabalho. Estamos atendendo on-line por uma determinação do Conselho Estadual de Educação (Resolução 002/2020). Sendo assim, esta não é uma decisão da escola, mas uma obrigação. Fizemos a opção de trabalhar com três disciplinas para que tenhamos uma diversidade maior de componentes curriculares, porém, os três roteiros, juntos, contemplam de 4h à 4h 30 min de estudos. Aumentamos o número de componentes curriculares, porém diminuímos o tempo de estudo dedicado a cada roteiro, ou seja, o nosso dia letivo continua como previsto na legislação. Entendemos que os conteúdos ministrado on-line deverão ser revisados no retorno às aulas presenciais e faremos isto.

9–Haverá reposição de aulas após o fim da suspensão da quarentena?

No retorno das atividades presenciais iremos aplicar atividades diagnósticas em todas as turmas, para verificar a situação de aprendizagem de cada estudante e retomaremos aos conteúdos necessários.

1. Sobre as questões financeiras a pessoa deve entrar em contato com o departamento financeiro pelo fone 99236 9844.
  2. O retorno às atividades escolares não é uma decisão da direção do Colégio Fractal e sim do Governo do Estado. Sendo assim, não temos como prever data.

10 – As aulas são on-line?

Sim.

11– Como posso fazer solicitação de declaração para fins de imposto de renda?

Entre em contato com o Financeiro.

12–O que é o campo Porcentagem, que aparece nas aulas finalizadas?
Refere-se ao total da atividade realizada no dia. Se o aluno acessar os vídeos pelo Youtube e não pela plataforma o índice não chegará a 100%.

13–Por que o recesso? Haverá reposições?
Também não gostaríamos de estar de recesso, este é um momento de exceção e a opção EAD foi proposta em lei, para suprir as necessidades atuais. Sobre as reposições obedeceremos às orientações do CEE.

14 –Quais as etapas dos conteúdos postados?

Todas as aulas são compostas de três possíveis etapas: ROTEIRO DE ESTUDOS, VÍDEOAULA E AVALIAÇÃO.

15–Onde serão registradas as frequências na Plataforma EAD?

A frequência será registrada a partir do acesso à plataforma.

16–Como vão ficar as mensalidades do Período Integral?

Entre em contato com o Departamento Financeiro.