Esclarecendo dúvidas sobre o ENEM - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Esclarecendo dúvidas sobre o ENEM

Publicado em : 17/12/2017

Existem muitos mitos em torno do ENEM, mas saiba o que realmente é verdade.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a prova mais conhecida, importante e comentada no País. Até quem não está mais no ensino médio sabe da importância do exame. Isso se deve ao fato de que, além de avaliar o conhecimento dos estudantes brasileiros, ele é a porta de entrada para diversas faculdades, universidades e instituições públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), criado em 2009.

Com isso, o ENEM está se tornando imprescindível para a educação no Brasil. Além de ser o responsável pela entrada da maioria dos estudantes em instituições públicas de nível superior, é também requisito para bolsas de estudos e financiamentos estudantis, como é o caso do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Devido a essa popularização do ENEM, muitos mitos surgem acerca do exame. Por isso fizemos uma lista para você saber o que é realmente verdade e se prepare da melhor maneira possível.

 

O ENEM NÃO reprova os estudantes que tiram nota baixa

 

Ao contrário do que muitos dizem e pensam, o ENEM não é um processo seletivo em si, mesmo que seja usado em muitos vestibulares e no SiSU. Por isso, não tem aprovados ou reprovados no ENEM. Porém, o desempenho e nota de cada estudante pode ser consultado individualmente quando disponibilizados pelo MEC (Ministério da Educação).

 

O ENEM substitui o vestibular em muitas universidades brasileiras

 

A principal forma de utilização do ENEM para seleção em faculdades e universidades é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona os estudantes baseado em suas notas do exame. Algumas instituições de ensino públicas e particulares fazem ainda processos seletivos complementares com a pontuação do ENEM ou utilizam o exame como parte da nota do vestibular. 

 

NÃO é possível calcular a nota do ENEM

 

Infelizmente, você não consegue calcular a sua nota do ENEM antes da sua pontuação oficial sair no site do MEC, pois a pontuação do exame é calculada pelo Inep baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse processo leva em consideração fatores como o número de questões certas, dificuldade das questões que o estudante acertou, consistência da resposta, e outros. 

 

Candidatos que acertam o mesmo número de questões recebem notas diferentes

 

Apesar de ter vários estudantes que acertam o mesmo número de questões, cada um tem a sua nota individual, porque além dos fatores citados anteriormente, outros estão inclusos, como o caso de que a pontuação de uma questão depende do número de candidatos que fazem a escolha correta. Uma pergunta em que poucos acertam vale mais pontos do que uma com mais acertos. Além da redação, que possui nota bem diferenciada para cada estudante.

 

É proibido fazer o ENEM com o celular ligado e em mãos

 

O estudante pode sim levar o seu celular para o local de prova, no entanto, o aparelho deve ser desligado e colocado na embalagem oferecida pelo Inep, com lacre. Mas cuidado para não esquecer o objeto, pois o órgão não se responsabiliza por perda ou dano do aparelho. 

 

O Inep fiscaliza as redes sociais para eliminar os estudantes que postam fotos das provas ou do ambiente do ENEM

 

Este monitoramento é realizado para impedir vazamentos de questões e a eliminação dos estudantes que não cumprem as regras do Edital, já que alguns candidatos fotografam e postam imagens das provas nas redes sociais, o que não é permitido pelo Inep.

 

Use apenas caneta preta para fazer o ENEM

 

O edital oficial do ENEM determina que o estudante faça a prova com apenas caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta. O cartão-resposta não pode ser preenchido com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira. 

 

A redação do ENEM não precisa de título

 

O estudante não é eliminado caso não coloque título na redação do ENEM, pelo contrário. O texto deve ter 30 linhas. Se o candidato colocar título, ele fica com uma linha a menos para o restante da redação. 

Agora que você já sabe as principais dicas para se sair bem no ENEM, é só estudar e se empenhar bastante que você vai conseguir entrar na universidade dos seus sonhos. E se você ainda tem outras dúvidas, é só entrar em contato com os nossos professores. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Listas obrigatórias

Listas obrigatórias

 27/05/2020

Fizemos esse vídeo para explicar um pouco sobre as LISTAS OBRIGATÓRIAS.  Importante vocês assistirem até o final.  

FELIZ DIA DAS MÃES!

FELIZ DIA DAS MÃES!

 12/05/2020

Nossa homenagem a quem nos inspira todos os dias. Preparamos também junto aos nossos alunos das oficinas de música, esse vídeo com muito carinho para vocês! Música: Every Day Is Mother's Day To Me - Tim McMorris Voz: * Máryo Lukas * Luís Fillipe * João Magno * Nicole * Thainara Reis * Professora Alessandra Lagares Violão: * Guilherme Henrique * Professor Rodrigo Invernizzi

Simulados e Notas

Simulados e Notas

 06/05/2020

Senhores Pais, Mães e demais Responsáveis,   O primeiro trimestre de nosso ano letivo se encerra no dia 15 de Maio. Ao término do trimestre, divulgamos os boletins escolares, para que as famílias tenham noção do progresso de seus filhos e filhas, e os docentes reflitam sobre suas práticas, planejando assim as ações do próximo [...]

Parabéns Trabalhador!

Parabéns Trabalhador!

 01/05/2020

  Diante da pandemia os nossos profissionais se ressignificaram para dar continuidade a educação.  Cada ato e atitude, adaptação, responsabilidade, compromisso e a qualidade do conteúdo entregue, conseguiram apesar da situação transgredir as dificuldades para cumprir a finalidade maior que é formar seres humanos.  A cada um de vocês, em cada função, que juntos movem o nosso propósito [...]

Dia do Trabalhado (Feriado e  Recesso)

Dia do Trabalhado (Feriado e Recesso)

 30/04/2020

Conforme previsto em nosso calendário escolar e em função do feriado referente ao Dia do Trabalho, informamos que no dia 01/05 não haverá atividades pedagógicas e no dia 02/05 será recesso escolar. Nestes dias não haverá nenhuma postagem, nem tampouco a necessidade de acesso por parte dos alunos à plataforma.
   Desejamos a toda nossa comunidade escolar que esses dias de feriado sejam proveitosos para descanso, confraternização e renovação dos objetivos de cada um.

Plataforma EAD

Plataforma EAD

 24/04/2020

Da noite para o dia, nos vimos inseridos em uma situação completamente atípica. As aulas presenciais foram suspensas, por isso, foi necessário buscar uma solução para que o ensino continuasse: o EAD. A nossa plataforma apresenta diversos meios de transmissão de conteúdo (live, vídeos, textos, atividades), além de beneficiar diferentes tipos de aprendizagens. A modalidade está se mostrando uma ótima [...]

CALENDÁRIO ESCOLAR

CALENDÁRIO ESCOLAR

 24/04/2020

A Lei Complementar n. 26/98, do Estado de Goiás, estabelece em seu artigo 14, inciso VII, o seguinte: Art. 14 - Além de outras que esta lei expressamente consignar, o Conselho Estadual de Educação tem as seguintes atribuições: ... VII - aprovar o calendário escolar dos estabelecimentos de ensino de educação básica; Com base na lei em vigor, não é prerrogativa da instituição de ensino [...]

Entrega Materiais Didáticos

Entrega Materiais Didáticos

 21/04/2020

Atenção alunos do Ensino Médio e Curso ENEM A partir de quarta-feira (22/04), vão ser entregues os seguintes materiais didáticos: * 9º ano: módulo 2 de Filosofia * 1º e 2º ano: todos os módulos do 2º trimestre * 3º ano: caderno 3  * Curso ENEM: caderno 3 📍As entregas vão ser feitas na unidade T9, nos dias 22, 23 e 24/04.  ⏰ Nos seguintes horários:  &bull [...]

Parabéns para você!

Parabéns para você!

 17/04/2020

Parabéns para você! Parabéns para você que comprou uma câmera, colocou a lousa escolar na parede da sua sala, melhorou seu pacote de internet, aprendeu (em dois dias) a usar o Microsoft Teams, Zoom, Skype, Hangouts, ou algum similar. Virou especialista em Powerpoint e Prezi, se sacrificou para comprar uma webcam, aprendeu a usar o celular para gravar videoaulas, baixou programas de edição de vídeo e etc. Tudo isso, para oportunizar aos [...]

20 e 21/04 - Feriado Tiradentes

20 e 21/04 - Feriado Tiradentes

 17/04/2020

Pais, mães e demais responsáveis,      Conforme previsto em nosso calendário escolar, informamos que nos dias 20 e 21 de abril não haverá atividades pedagógicas, em função do feriado de Tiradentes. Nestes dias não haverá nenhuma postagem, nem tampouco a necessidade de acesso por parte dos alunos a plataforma. Exceto para os alunos do 3° ano do ensino médio e o Curso Preparatório para o [...]