Como montar um cronograma de estudos eficaz - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Como montar um cronograma de estudos eficaz

Publicado em : 19/03/2018

Muitas vezes, por mais que estudemos bastante, não conseguimos ter realmente uma boa absorção do conteúdo revisado, não é mesmo?

 

O que muita gente não sabe é que isso acontece porque passar horas estudando e lendo livros, resumos e anotações pode não ser a maneira mais eficaz de aprender e assimilar o conteúdo visto em sala de aula.

 

Para que o seu estudo dê resultados realmente, é imprescindível ter uma organização. Com um cronograma de estudos bem definido, você aprimora o seu aprendizado e aumenta as suas chances de se sair bem no ENEM e nos vestibulares.

 

Conhecer a sua rotina, seu tempo livre, respeitar os momentos de descanso e lazer, e utilizar técnicas para potencializar a produtividade do tempo de estudo e revisão são algumas medidas importantes para mandar bem na preparação para os processos seletivos.

 

Separamos algumas dicas para te ajudar a montar um cronograma de estudos que vai te levar ao sucesso.

 

1) Saiba a sua rotina 

O cronograma de estudos que você vai seguir precisa ser adaptado ao seu dia-a-dia: não adianta montar um planejamento baseado em um tempo que você não tem ou não conseguirá seguir. Portanto, analise sua rotina e pense em quais horários já estão preenchidos com atividades como aulas, cursos, refeições, lazer, e, a partir daí, calcule qual o tempo disponível para se dedicar aos estudos.

Inclua no cronograma as tarefas fixas do seu cotidiano e em quais horários elas são desempenhadas. Anote também os momentos exclusivos para estudar. Não se esqueça de pensar nos imprevistos e no tempo de deslocamento, por exemplo, do colégio para casa. Reserve algum tempo livre na agenda para a margem de erro, caso o planejamento não saia exatamente como imaginado.

 

2) Defina horários de estudo

Depois de colocar as atividades do seu dia a dia, preencha o cronograma com os horários das aulas. Coloque as que você irá assistir no colégio e também as aulas online, caso você estude com alguma. Reserve um tempo após as aulas, de aproximadamente uma hora, para organizar as anotações sobre os temas vistos em classe.

 

Feito isso, então dê início a um estudo profundo sobre os conteúdos. Defina um horário para pesquisar mais sobre o assunto, consultar outras fontes, ler o capítulo completo no livro. Não se esqueça de especificar horários para cada atividade: estudo, anotação, exercícios, aprofundamento, revisão. Deixe tudo organizado. Isso vai facilitar e muito a sua vida!

 

3) Tenha um ambiente somente para estudos

Para ter uma boa produtividade é preciso organizar não só a rotina, mas também o ambiente em que você vai estudar. Nada de ler e fazer resumos cada dia em um lugar. Deixe o sofá e a cama de lado e outros locais da casa que possam te distrair e defina um local fixo para estudar, onde estarão todos os materiais necessários: livros, apostilas, bloquinhos de anotações, cadernos, resumos anteriores, etc. É essencial que o local de estudos seja organizado e limpo.

 

4) Escolha um método para estudar

Os métodos de estudo te ajudam a ordenar a forma de estudar e potencializam sua capacidade de aprender. Existem duas técnicas que podem facilitar sua rotina.

Método Pomodoro: A Técnica Pomodoro foi desenvolvida por um universitário italiano para melhorar a capacidade de concentração. Ela consiste em reservar tempo para o estudo sem qualquer interrupção, intercalados com momentos de descanso. Ela consiste em estudar direto por 30 minutos, sem parar. Evite as distrações e cronometre meia hora: 15 minutos para ler a matéria, e outros 15 para montar um resumo. Ao fim da contagem, descanse por 7 minutos e depois tome outros 30 minutos para estudar e assim por diante.

Curva do esquecimento: Sabe aquela sensação que com o passar dos dias você já está esquecendo tudo que estudou na semana passada? Pois é, a técnica da curva do esquecimento visa impedir que isso aconteça. Para isso, você precisa fazer revisões constantes das matérias. O método estabelece três revisões para cada conteúdo estudado: uma 24 horas depois, outra após sete dias e outra depois de um mês. Use os resumos que você mesmo fez. Quando você usa o material que produziu, o tempo gasto para relembrar as matérias é menor.

 

5) Se prepare para imprevistos! 

Por mais que você se organize, algumas situações podem sair do seu controle. Mas não se desespere por isso, imprevistos acontecem e você precisa estar preparados para eles. Por isso, reserve um tempo em cada dia para compensar qualquer fato inesperado. Planeje sempre a próxima semana separando uma hora na sexta-feira anterior para remanejar o cronograma caso você queira ou precise fazer mudanças.

 

6) Reserve um tempo para lazer e descanso

Estudar é muito importante, mas é preciso também respeitar seu corpo e seu organismo. Dê um tempo para você e adicione ao cronograma horários reservados para descanso e também para lazer. Inclua no planejamento atividades como academia, teatro, encontro com amigos, momentos para assistir filmes, etc.

Programe-se também para o final de semana. Se você vai passar um tempo estudando, separe também um período para sair, ir ao cinema, conversar com os amigos, comer com a família. É essencial que você consiga descansar e espairecer. Afinal, cansaço é muito prejudicial ao aprendizado. Além disso, conheça o seu metabolismo e não abuse dos estudos. Se o seu corpo não aguenta mais estudar e está avisando que é hora de parar, obedeça!

 

Ter organização na hora de estudar em casa é imprescindível tanto quanto para as aulas no colégio. A equipe do Colégio Fractal está sempre disponível para os nossos alunos para auxiliá-los nessa rotina de estudos e para que alcancem o sucesso na universidade em que escolherem.

Listas obrigatórias

Listas obrigatórias

 27/05/2020

Fizemos esse vídeo para explicar um pouco sobre as LISTAS OBRIGATÓRIAS.  Importante vocês assistirem até o final.  

FELIZ DIA DAS MÃES!

FELIZ DIA DAS MÃES!

 12/05/2020

Nossa homenagem a quem nos inspira todos os dias. Preparamos também junto aos nossos alunos das oficinas de música, esse vídeo com muito carinho para vocês! Música: Every Day Is Mother's Day To Me - Tim McMorris Voz: * Máryo Lukas * Luís Fillipe * João Magno * Nicole * Thainara Reis * Professora Alessandra Lagares Violão: * Guilherme Henrique * Professor Rodrigo Invernizzi

Simulados e Notas

Simulados e Notas

 06/05/2020

Senhores Pais, Mães e demais Responsáveis,   O primeiro trimestre de nosso ano letivo se encerra no dia 15 de Maio. Ao término do trimestre, divulgamos os boletins escolares, para que as famílias tenham noção do progresso de seus filhos e filhas, e os docentes reflitam sobre suas práticas, planejando assim as ações do próximo [...]

Parabéns Trabalhador!

Parabéns Trabalhador!

 01/05/2020

  Diante da pandemia os nossos profissionais se ressignificaram para dar continuidade a educação.  Cada ato e atitude, adaptação, responsabilidade, compromisso e a qualidade do conteúdo entregue, conseguiram apesar da situação transgredir as dificuldades para cumprir a finalidade maior que é formar seres humanos.  A cada um de vocês, em cada função, que juntos movem o nosso propósito [...]

Dia do Trabalhado (Feriado e  Recesso)

Dia do Trabalhado (Feriado e Recesso)

 30/04/2020

Conforme previsto em nosso calendário escolar e em função do feriado referente ao Dia do Trabalho, informamos que no dia 01/05 não haverá atividades pedagógicas e no dia 02/05 será recesso escolar. Nestes dias não haverá nenhuma postagem, nem tampouco a necessidade de acesso por parte dos alunos à plataforma.
   Desejamos a toda nossa comunidade escolar que esses dias de feriado sejam proveitosos para descanso, confraternização e renovação dos objetivos de cada um.

Plataforma EAD

Plataforma EAD

 24/04/2020

Da noite para o dia, nos vimos inseridos em uma situação completamente atípica. As aulas presenciais foram suspensas, por isso, foi necessário buscar uma solução para que o ensino continuasse: o EAD. A nossa plataforma apresenta diversos meios de transmissão de conteúdo (live, vídeos, textos, atividades), além de beneficiar diferentes tipos de aprendizagens. A modalidade está se mostrando uma ótima [...]

CALENDÁRIO ESCOLAR

CALENDÁRIO ESCOLAR

 24/04/2020

A Lei Complementar n. 26/98, do Estado de Goiás, estabelece em seu artigo 14, inciso VII, o seguinte: Art. 14 - Além de outras que esta lei expressamente consignar, o Conselho Estadual de Educação tem as seguintes atribuições: ... VII - aprovar o calendário escolar dos estabelecimentos de ensino de educação básica; Com base na lei em vigor, não é prerrogativa da instituição de ensino [...]

Entrega Materiais Didáticos

Entrega Materiais Didáticos

 21/04/2020

Atenção alunos do Ensino Médio e Curso ENEM A partir de quarta-feira (22/04), vão ser entregues os seguintes materiais didáticos: * 9º ano: módulo 2 de Filosofia * 1º e 2º ano: todos os módulos do 2º trimestre * 3º ano: caderno 3  * Curso ENEM: caderno 3 📍As entregas vão ser feitas na unidade T9, nos dias 22, 23 e 24/04.  ⏰ Nos seguintes horários:  &bull [...]

Parabéns para você!

Parabéns para você!

 17/04/2020

Parabéns para você! Parabéns para você que comprou uma câmera, colocou a lousa escolar na parede da sua sala, melhorou seu pacote de internet, aprendeu (em dois dias) a usar o Microsoft Teams, Zoom, Skype, Hangouts, ou algum similar. Virou especialista em Powerpoint e Prezi, se sacrificou para comprar uma webcam, aprendeu a usar o celular para gravar videoaulas, baixou programas de edição de vídeo e etc. Tudo isso, para oportunizar aos [...]

20 e 21/04 - Feriado Tiradentes

20 e 21/04 - Feriado Tiradentes

 17/04/2020

Pais, mães e demais responsáveis,      Conforme previsto em nosso calendário escolar, informamos que nos dias 20 e 21 de abril não haverá atividades pedagógicas, em função do feriado de Tiradentes. Nestes dias não haverá nenhuma postagem, nem tampouco a necessidade de acesso por parte dos alunos a plataforma. Exceto para os alunos do 3° ano do ensino médio e o Curso Preparatório para o [...]