Diferenciais
Psicólogo Escolar
O Trabalho do Psicólogo na Escola:
Um agente de mudanças.
A atuação do psicólogo dentro do foco educativo e de promoção de saúde tem demonstrado uma crescente preocupação com as questões ligadas à cidadania, estado de direito, exclusão escolar, dentre outras questões. Assim, esse profissional de psicologia se propõe a atuar como um agente de mudança.
A prática do psicólogo na escola é reconhecida como um modo de atuação profissional que deverá ter como objetivo, um olhar diferenciado para o aluno, a família, a instituição e a sociedade. A amplitude e o fazer do psicólogo escolar é justificado pela pluralidade de situações, demandas e sujeitos que compõem o cenário escolar.
Na atualidade, um dos papéis desempenhados por este profissional é o de agente de mudanças, isto é, ele deverá se fazer presente no contexto escolar, com a finalidade de funcionar como um elemento catalizador de reflexões, no sentido de propiciar uma conscientização dos papéis que compõem a instituição. Torna-se imprescindível, que ele adentre o universo dos mais variados diálogos da educação, bem como temas específicos, a exemplo projetos pedagógicos e interdisciplinares.
Ressalta-se ainda, que a especificidade do psicólogo escolar se dá na articulação da atitude clínica e a sensibilidade da escuta dos processos subjetivos.
Assim desenvolve:
- Escuta terapêutica (alunos, corpo de colaboradores e família);
- Trabalho de orientação vocacional e profissional com alunos;
- Trabalhar no desenvolvimento de ações preventivas (Bullying, drogas, sexualidade...);
- Desenvolver ações com o corpo docente sobre temas pertinentes que merecem atenção na escola;
- Realizar trabalho com familiares;
- Desenvolver trabalho de relações grupais para que a equipe da escola possa melhorar cada vez mais suas relações interpessoais.
- Ajudar e encaminhar alunos com dificuldades, tais como: TDAH, TOD, DISLEXIA entre outros.
Renato Almeida Portilho
Psicólogo Fractal