A importância do ensino bilíngue para o desenvolvimento da criança. - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

A importância do ensino bilíngue para o desenvolvimento da criança.

Publicado em : 16/01/2018

Estudantes de ensino bilíngue demonstram melhor desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, como a cognitiva e a social.

 

A educação infantil bilíngue vai muito além de garantir ao aluno um futuro promissor e aprender uma nova língua. Estudantes de ensino bilíngue demonstram melhor desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento, como a cognitiva e a social, como já foi comprovado em pesquisas. São elas:

  • Concentração, pois a criança precisa estar mais atenta ao falar/aprender um novo idioma, ou seja, melhora consideravelmente as habilidades cognitivas;
  • Bagagem cultural da criança, visto que ela terá contato com outras tradições e comportamentos;
  • Criatividade, porque que a criança terá uma maior percepção ao ter acesso a mais informações;
  • Oportunidades, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais das pessoas, portanto, falar um segundo idioma é um grande diferencial, inclusive de caráter eliminatório.

É importante ressaltar que a infância é a fase de adaptação das crianças ao meio. Por isso, Aprender uma segunda língua nessa fase auxilia no rápido desenvolvimento cerebral. Quanto mais estímulos a criança obtiver, maiores serão as chances de ampliar suas conexões neuronais, facilitando, assim, o seu aprendizado. 

Mas, para o ensino bilíngue ser eficaz e trazer todos os benefícios descritos acima, é imprescindível que a criança não veja o estudo bilíngue como uma obrigação, e sim como algo divertido, que o entretenha, sem cobranças. O fato de se apropriar de outro idioma sem se preocupar com os mecanismos linguísticos, confere a ela uma aprendizagem natural e com a vantagem de se ter o desenvolvimento do aparelho fonador voltado para os fonemas específicos da língua. 

Aos poucos, a nova língua vai fazendo parte do seu cotidiano e se transforma em algo natural. Atividades lúdicas como cantar, dançar e desenhar são um grande estímulo para que as crianças se soltem e consigam aprender um novo idioma.

Crianças que já estudavam em escolas monolíngues, ou seja, que ensinam apenas o português e querem estudar em uma bilíngue, podem se adaptar sem problema algum ao novo espaço escolar, basta ter acesso a um processo de imersão que deve ocorrer naturalmente, por meio de ações interativas.

No Fractal Kids Bilíngue a criança tem acesso a todas as atividades e métodos citadas neste artigo e muito mais. Temos o melhor corpo docente e metodologia para que o aluno usufrua do melhor ensino, tanto na língua inglesa, quanto na língua portuguesa, e tenha o futuro promissor que merece.



.


 
 

Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa

Como Ajudar os Filhos na Tarefa de Casa

 10/05/2018

Separamos algumas dicas importantes para você ajudar o seu filho na tarefa de casa de forma correta, sem estresse e discussões, aumentando o interesse dele pelos deveres. A tarefa de casa é necessária para fixar na mente da criança os conteúdos que foram abordados durante as aulas na escola. Porém, em muitos casos, ela é motivo de brigas e discussões entre pais e filhos, para a sua realização correta e a tempo. [...]

Como ajudar a criança a não usar mais fralda

Como ajudar a criança a não usar mais fralda

 18/04/2018

Você está tentando tirar a fralda do seu filho, mas ainda não conseguiu ou não sabe por onde começar? Separamos aqui algumas dicas para te ajudar nessa tarefa! Os especialistas recomendam que a fralda não seja tirada antes dos 2 anos de idade, pois a criança ainda não está preparada. Só a partir do segundo ano de vida o bebê sai da fase oral e entra na fase anal, em que se dá conta de que produz xixi e [...]

Como ser feliz na escola

Como ser feliz na escola

 01/08/2017

O fortalecimento do vínculo de crianças e adolescentes com a escola é fundamental devido às possibilidades de intervenção e benefícios que um ambiente escolar seguro, acolhedor, afetivo e estimulante pode proporcionar.