Esclarecendo dúvidas sobre o ENEM - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Esclarecendo dúvidas sobre o ENEM

Publicado em : 17/12/2017

Existem muitos mitos em torno do ENEM, mas saiba o que realmente é verdade.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a prova mais conhecida, importante e comentada no País. Até quem não está mais no ensino médio sabe da importância do exame. Isso se deve ao fato de que, além de avaliar o conhecimento dos estudantes brasileiros, ele é a porta de entrada para diversas faculdades, universidades e instituições públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), criado em 2009.

Com isso, o ENEM está se tornando imprescindível para a educação no Brasil. Além de ser o responsável pela entrada da maioria dos estudantes em instituições públicas de nível superior, é também requisito para bolsas de estudos e financiamentos estudantis, como é o caso do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Devido a essa popularização do ENEM, muitos mitos surgem acerca do exame. Por isso fizemos uma lista para você saber o que é realmente verdade e se prepare da melhor maneira possível.

 

O ENEM NÃO reprova os estudantes que tiram nota baixa

 

Ao contrário do que muitos dizem e pensam, o ENEM não é um processo seletivo em si, mesmo que seja usado em muitos vestibulares e no SiSU. Por isso, não tem aprovados ou reprovados no ENEM. Porém, o desempenho e nota de cada estudante pode ser consultado individualmente quando disponibilizados pelo MEC (Ministério da Educação).

 

O ENEM substitui o vestibular em muitas universidades brasileiras

 

A principal forma de utilização do ENEM para seleção em faculdades e universidades é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona os estudantes baseado em suas notas do exame. Algumas instituições de ensino públicas e particulares fazem ainda processos seletivos complementares com a pontuação do ENEM ou utilizam o exame como parte da nota do vestibular. 

 

NÃO é possível calcular a nota do ENEM

 

Infelizmente, você não consegue calcular a sua nota do ENEM antes da sua pontuação oficial sair no site do MEC, pois a pontuação do exame é calculada pelo Inep baseada na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse processo leva em consideração fatores como o número de questões certas, dificuldade das questões que o estudante acertou, consistência da resposta, e outros. 

 

Candidatos que acertam o mesmo número de questões recebem notas diferentes

 

Apesar de ter vários estudantes que acertam o mesmo número de questões, cada um tem a sua nota individual, porque além dos fatores citados anteriormente, outros estão inclusos, como o caso de que a pontuação de uma questão depende do número de candidatos que fazem a escolha correta. Uma pergunta em que poucos acertam vale mais pontos do que uma com mais acertos. Além da redação, que possui nota bem diferenciada para cada estudante.

 

É proibido fazer o ENEM com o celular ligado e em mãos

 

O estudante pode sim levar o seu celular para o local de prova, no entanto, o aparelho deve ser desligado e colocado na embalagem oferecida pelo Inep, com lacre. Mas cuidado para não esquecer o objeto, pois o órgão não se responsabiliza por perda ou dano do aparelho. 

 

O Inep fiscaliza as redes sociais para eliminar os estudantes que postam fotos das provas ou do ambiente do ENEM

 

Este monitoramento é realizado para impedir vazamentos de questões e a eliminação dos estudantes que não cumprem as regras do Edital, já que alguns candidatos fotografam e postam imagens das provas nas redes sociais, o que não é permitido pelo Inep.

 

Use apenas caneta preta para fazer o ENEM

 

O edital oficial do ENEM determina que o estudante faça a prova com apenas caneta esferográfica, fabricada em material transparente, de tinta preta. O cartão-resposta não pode ser preenchido com caneta de outra cor, lápis ou lapiseira. 

 

A redação do ENEM não precisa de título

 

O estudante não é eliminado caso não coloque título na redação do ENEM, pelo contrário. O texto deve ter 30 linhas. Se o candidato colocar título, ele fica com uma linha a menos para o restante da redação. 

Agora que você já sabe as principais dicas para se sair bem no ENEM, é só estudar e se empenhar bastante que você vai conseguir entrar na universidade dos seus sonhos. E se você ainda tem outras dúvidas, é só entrar em contato com os nossos professores. Teremos o maior prazer em ajudá-lo.

HORÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS - F II

HORÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS - F II

 28/08/2017

ATENÇÃO PARA OS DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO NO CENTRO DE ESTUDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II.   TERÇA-FEIRA MATEMÁTICA COM O PROFESSOR MILTON. HORÁRIO: DAS 14H e 30 MIN ÀS 17H e 30 MIN.     QUARTA-FEIRA LÍNGUA PORTUGUESA COM A PROFESSORA HELLEN. HORÁRIO: DAS 14H e 30 MIN ÀS 17H e 30 MIN.