Dicas para se concentrar na hora de estudar  - Fique por dentro - Colégio Fractal

Fique por dentro

Dicas para se concentrar na hora de estudar 

Publicado em : 05/12/2017

Dicas para se concentrar na hora de estudar 

Veja as dicas que separamos para você potencializar os seus estudos e se preparar para o ENEM  e o vestibular

A espécie humana, apesar de ser a mais evoluída e a mais inteligente do planeta, possui um bloqueio um tanto complicado: é a nossa eterna briga com o nosso cérebro. Ele parece ter vontade própria, na maioria das vezes, e isso prejudica bastante a nossa concentração na hora dos estudos. Isso se torna um problema ainda maior quando estamos em ano de pré-vestibular e ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e não temos tempo a perder, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar seu cérebro a se concentrar mais. Mas é importante ressaltar que cada indivíduo funciona melhor com um método, por isso é importante testar e estudar todas as dicas antes de descobrir qual é a ideal para você.  

 

Escreva, não leia somente! 
Quando você está revisando uma matéria, principalmente para se preparar para o vestibular e o ENEM, é muito importante escrever os pontos chave dela, e não somente ler. Quando você apenas lê, acaba perdendo a concentração. Já estudar escrevendo, auxilia na melhor absorção do assunto e a mantê-lo na cabeça. 

 

Não digite, escreva à mão 
Nós sabemos que estamos na era digital, e que muitas pessoas até se esqueceram como se escreve à mão, e só digitam no computador no dia-a-dia. Mas, para os estudos isso não ajuda em nada. Escrever a matéria faz com que você realmente aprenda e absorva ela, pois você está totalmente concentrado naquela tarefa. No processo de escrita, as redes neurais são ativadas. Quando você digita, não há esforço suficiente e você acaba se distraindo e não absorva a matéria o quanto precisa. 


O que eu devo colocar no papel? 
Faça fichamentos, resumos e anote os pontos chave da matéria. Mas, se você ficar apenas copiando o conteúdo todo dos livros e apostilas, vai perder tempo e não vai absorver o que realmente precisa saber sobre a disciplina na hora dos estudos. Para realmente saber o que precisa anotar, finja que está preparando uma cola para a prova do vestibular ou do ENEM. Por ter pouco tempo e espaço para consulta-la, é preciso ser conciso, mas ao mesmo tempo abordar os pontos principais. Essas anotações são exatamente o que você precisa para estudar. Mas é só pra fingir mesmo, hein! Nada de cola! Você vai estar boicotando não somente o colégio, mas você mesmo e o seu aprendizado. 

 

Utilize as aulas para compreender todo o conteúdo e tirar suas dúvidas
Lembre-se sempre:  as aulas são os momentos mais importantes para entender a matéria que vai cair no vestibular e no ENEM e tirar todas as suas dúvidas para depois não ficar cheio de questionamentos e dificuldades de aprendizado na hora dos estudos. 


Revise o conteúdo que você aprendeu em sala de aula ainda no mesmo dia
Além de evitar o acúmulo de matéria, estudar o conteúdo visto em sala de aula no mesmo dia fará com que seu cérebro entenda que a disciplina é importante, e por isso, ele a memoriza. Uma dica extra é anotar toda a explicação do professor durante a aula e ao chegar em casa ou na biblioteca, repassar a matéria escrevendo e anotando os seus principais pontos.


Estude sozinho
Nós sabemos que grupos de estudos são muito legais, porque você pode reunir os amigos, e há ainda aquele velho ditado: “Duas cabeças pensam melhor do que uma”, porém você acaba se distraindo com aqueles bate-papos paralelos, fala de outros assuntos e não foca no que é realmente importante. Por isso, estude sozinho e explique a matéria para si mesmo, assim irá potencializar seus estudos e resultados no vestibular e no ENEM. 


Desligue o seu celular na hora de estudar
Quando for a hora dos estudos, nada de deixar o seu celular por perto, chegando notificações no seu celular sem parar. E nem caia na tentação de abrir o Instagram ou qualquer outra rede social só por "dois minutinhos". Esses dois minutinhos sempre se estendem e acabam com toda a sua concentração. Crie uma rotina de tirar um tempo específico para mexer no celular e conferir suas redes sociais, em seu tempo de descanso e que não te atrapalhe a estudar e a se preparar para o vestibular e o ENEM. 


Estude em um local organizado e tranquilo
Você pode até ser uma pessoa bagunceira e não se importar com organização, porém o seu local de estudos precisa estar sempre arrumado e silencioso. A bagunça atrapalha a sua concentração e há ainda o risco de você perder tempo procurando coisas que sumiram por causa da sua desorganização. 
Música? Só em línguas que você não entenda
Não, não é proibido estudar escutando música, há muitas pessoas que só conseguem se concentrar ouvindo música, inclusive. No entanto, evite músicas em idiomas que você entenda, isso faz com que você desvie a sua atenção para ela e esqueça o que está estudando. 

 

Use marca-texto
Usar marca-texto, canetas coloridas e posts-its para marcar e anotar lembretes e principais pontos da matéria na hora de estudar é um ótimo auxílio para manter o foco no que é importante, especialmente se você possui problemas mais sérios de déficit de atenção. 


Respeite seu tempo
Você é mais produtivo pela manhã? Então, deixe para estudar as matérias mais difíceis nesse período. Se sentir que a concentração não está acontecendo de jeito nenhum, faça uma pequena pausa e depois volte aos estudos. Manter intervalos regulares é imprescindível, e a frequência vai depender do seu organismo e ritmo.


Tenha uma rotina organizada, contudo seja flexível
Use um caderno, agenda quadro, enfim o que preferir, para organizar sua rotina de estudos e respeite-a! No entanto, faça horários realistas para que você não desanime. Definir que vai estudar e se preparar para o vestibular e o ENEM sete horas por dia se você tem muitas outras atividades, por exemplo, não é algo razoável. E esteja acessível para mudanças, caso isso seja necessário.


Crie um ritual antes de estudar
Antes de se aprofundar nos estudos, crie e siga um ritual antes. Pode ser um exercício de respiração, alongamento, meditação, pegar um copo de água para deixar ao seu lado, ou que achar melhor. Com o tempo, o seu cérebro irá entender que é hora de estudar e então ficará mais fácil se concentrar.
 

HORÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS - F II

HORÁRIO DO CENTRO DE ESTUDOS - F II

 28/08/2017

ATENÇÃO PARA OS DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO NO CENTRO DE ESTUDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II.   TERÇA-FEIRA MATEMÁTICA COM O PROFESSOR MILTON. HORÁRIO: DAS 14H e 30 MIN ÀS 17H e 30 MIN.     QUARTA-FEIRA LÍNGUA PORTUGUESA COM A PROFESSORA HELLEN. HORÁRIO: DAS 14H e 30 MIN ÀS 17H e 30 MIN.