Apresentação - Colégio Fractal

Instituição

Apresentação

Inaugurado em agosto de 2007, o Fractal possui hoje quatro unidades escolares com mais de 2500 alunos. Em apenas 10 anos de existência a escola se tornou uma das principais referências educacionais no Centro-Oeste.

O Fractal acredita que a Educação exerce um papel fundamental e único no desenvolvimento humano. Pensando assim, a nossa missão é proporcionar ao educando a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades e para a conquista da autorrealização. Bem como levá-lo a reflexões filosóficas, sociológicas, políticas e científicas, para que o nosso aluno se constitua um cidadão autônomo e crítico.

Com relação ao trabalho educacional, o Colégio Fractal pretende criar condições e estímulos para que os alunos adquiram o perfil do “aluno Fractal”, caracterizado pelas seguintes dimensões:

Visão de mundo: o mundo se transforma constantemente e o homem é sujeito da própria educação. Dessa forma, através da reflexão sobre o ambiente, o aluno contribuirá para as mudanças e melhorias, do universo a sua volta, para que no mundo tecnológico, não perca de vista uma vida, de fato, significativa.

Visão de sociedade: a participação do homem como sujeito da sociedade implica uma postura crítica. A cultura constitui a aquisição sistemática da expressão humana. Por isso, uma escola deve promover sua visão de cultura e instrumentalizar o aluno para ir além da cultura de massa.

Visão de conhecimento: o conhecimento é informação elaborada. A educação deve permitir que o homem seja sujeito do seu desenvolvimento e participar da transformação da sociedade. O objetivo da nossa educação é dar condições para que o educando desenvolva suas capacidades como ser pensante.

Visão de escola: Cabe à escola, como instituição cultural, transmitir a seus alunos o conhecimento acumulado pela humanidade. Os conteúdos devem ser apenas um meio para levar o aluno a desenvolver habilidades que, harmonicamente conduzidas, tornar-se-ão competências necessárias para uma vida de qualidade com a prática de uma cidadania planetária.